Carolina Kasting | Biografia
Florianópolis, SC, 1975.
Tenho formação em dança, artes cênicas e fotografia. Transito por diferentes meios de produção como fotografia, vídeo, performance, pintura e escultura. Estudei na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ, entre 2004 e 2014, com Fernando Cocchiarale, Anna Bella Geiger e Iole de Freitas. Participei de mostras coletivas e individuais em instituições públicas e privadas. As principais são: Coletiva Paisagens Inventadas – Atelier da Imagem, curadoria de Marco Antônio Portela, 2015. Coletiva Ser Carioca – PUC, curadoria de Marco Antônio Portela, 2015. Coletiva Panorama Eixo Arte Galeria – Fábrica Bhering, 2017. Individual Paisagem do Tempo – Fábrica Bhering, 2018. Coletiva Coisas que Vem do Alto – Oasis, curadoria da Casa Voa, 2021. Individual Quando a Sutileza é mais Forte – Espaço Cultural Correios Niterói, curadoria da Casa Voa, texto de Clara Machado, 2021. Coletiva Elipses – Oasis, centro do Rio, curadoria de Lucas Velloso, 2022. A obra “Desvelar” (2014) faz parte da coleção Joaquim Paiva de fotografia – MAM-RJ.
Minha linguagem se desenvolve a partir da representação simbólica do corpo como campo político contestativo, instrumento de resistência e ressignificação. Nas foto-performances, coloco-me em diálogo com as questões feministas da contemporaneidade. Abordo a dialética entre bidimensional e tridimensional, trabalhando com o pensamento de intersecção entre plano e volumétrico, imagético e material. Utilizo objetos descartados e tecido feitos por mim, através de práticas ancestrais de tecitura.
Revista Arte ConTexto
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº18, MAR., ANO 2023
ACESSO À CULTURA
GALERIA ARTE CONTEXTO
Acompanhe a minha produção em @carolinakasting_art
Linhas
A escolha das obras iniciou com Linhas, 2022, pela representação abstrata do corpo, em dialética com o construtivismo, embora subvertendo regras. A subversão se dá pela organicidade do traço, no gestual livre, sem planejamento prévio. Aqui, se opõem e se potencializam a abstração e a representação do corpo. Todas as outras imagens se encontram no mesmo ponto antagônico, friccionando o figurativo e sua desconstrução. Ora através da expansão do bidimensional, como na obra Meia Invisível e Gravidade, ora na intersecção do imagético com o pictórico, presente em Meia Invisível, Porca Pubis e Boneca.
Artista Carolina Kasting
Título Linhas
Ano 2022
Técnica Técnica Mista
Dimensões Variadas
Fonte da imagem @carolinakasting_art
Ficha Técnica
Figura 1 – Desenho Linhas, 2022, Caneta acrílica sobre papel, 30 x 21 cm
Figura 2 – Boneca, 2022, da série “Fragmentos de Si”, Pigmento mineral sobre papel Hahnemühle Photo Rag 308, Foto-performance com voil, 80 x 50 cm, 1/5.
Figura 3 – Porca Pubis, 2017, da série “O Objeto Perdido Encontra um Lugar no Corpo que Fui”, Pigmento mineral sobre papel 100% algodão, Foto-performance com objeto industrial reutilizado, porca para parafuso de trilho antigo de trem, 80 x 60 cm, 1/5.
Figura 4 – Meia Invisível, 2021, da série “Invisível”, Pigmento mineral sobre papel 100% algodão, meia-calça invisível e prego, Foto-performance com meia calça, 170 x 110 cm, 1/5.
Figura 5 – Gravidade, 2021, da série “Transbordar”, Fotocópia, linha e pedra, 27 x 21 cm.