CONHEÇA A ARTE CONTEXTO

A Arte ConTexto é uma Plataforma Multimídia de ações de estímulo ao pensamento crítico e a vivências artísticas e culturais. A empresa foi criada em 2013 por Paola Fabres, Marcius de Andrade e Talitha Motter a partir da necessidade de ampliar espaços de divulgação, reflexão e discussão sobre o cenário artístico de Porto Alegre. No entanto, desde o início, manteve um diálogo aberto com o que acontece em outras localidades. Em 2021, um novo grupo de editoras, formado por Camila Savoi (Montréal), Renata Santini (Rio de Janeiro) e Talitha Motter (Montréal), assume a coordenação da plataforma. Por essa razão, a sede da revista é transferida para a cidade do Rio de Janeiro.

Além da produção de sua revista digital, a Arte ConTexto também concebe e realiza diversas ações no campo das artes, entre elas, serviços de curadoria, cursos, palestras, workshops e eventos culturais, com o intuito de contribuir na propagação de pesquisas em arte.

Fiquem ligados em nosso site, para saber o que estamos planejando por aí.

SOBRE A REVISTA

A Arte ConTexto (ISSN 2318-5538) é uma publicação de colaboração coletiva. A cada número uma temática específica é proposta, para explorarmos tendências observadas na produção artística contemporânea. Além dos conteúdos articulados com o tema de cada número, aceitamos artigos acadêmicos de temática livre, com o intuito de tornar pública a produção de pesquisadores da área de artes e afins. Entre 2013 e 2017, publicamos a seção Aposta para divulgar a produção artística emergente. A partir da segunda edição, passamos a publicar a seção Galeria, apresentando álbuns de trabalhos de artistas que discutem o assunto abordado no número da revista em questão. Em 2021, iniciamos o programa de residência em nossa conta do Instagram, que convida artistas a apresentarem seus processos de criação. Além disso, buscando diversificar a maneira de divulgar a pesquisa no campo da arte, ao longo dos anos, outros formatos de submissão foram sendo incorporados. Atualmente, aceitamos colaborações nas seguintes modalidades: artigo, texto curto, texto-obra, resenha, entrevista, portfólio, áudio e vídeo.

RECONHECIMENTOS

2022 – Financiamento do Edital Cultura Presente nas Redes 2 para a conferência on-line Maria Graham: olhares sensíveis para o Rio de Janeiro do século 19.

2016 – Destaque em Projeto Alternativo de Produção Plástica para a mostra Livro Interferido II, X Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.

2016 – Indicação de Destaque em Textos, Catálogos e Livros Publicados para a Revista Arte ConTexto, X Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.

2015 – Indicação de Melhor Exposição Coletiva para o Projeto #Reabito, IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.