ARTE E ESCRITA: EXERCÍCIOS PARA O OLHAR

MINISTRANTES
PAOLA FABRES E TALITHA MOTTER

Paola Fabres é mestre na linha de História, Teoria e Crítica em Artes Visuais, UFRGS, máster em Diseño Gráfico pelo Istituto Europeo di Design, Madrid (2012), graduação em Design Gráfico Editorial pela Ritter dos Reis (2011), Bacharel em Artes Visuais, UFRGS (2013) e especialização em Comunicação Visual pela Accademia Leonetto Cappiello, Florença (2009). Atualmente é crítica de arte, designer autônoma de projetos editoriais e atua como editora e curadora da revista digital Arte ConTexto (2013-).

Talitha Motter é mestre na linha de História e Crítica de Arte pelo PPGAV da UFRJ (2015), onde desenvolveu pesquisa sobre o Clube de Gravura de Porto Alegre e o artista Carlos Scliar. Atualmente, é editora e curadora da revista digital Arte ConTexto (2013-), atuando também como crítica de arte, e exerce a função de curadora na plataforma Aura Arte (2015-).

A Arte ConTexto organizou o curso Arte e escrita: exercícios para o olhar um convite à criação de sentidos a partir da produção contemporânea em parceria com o Acervo Independente, que foi realizado nos dias 26 e 28 de outubro de 2015, totalizando cinco horas de atividades.

A proposta do curso foi formar o olhar e a criação de sentidos a partir do contato com a arte contemporânea e passar conhecimentos estratégicos, metodológicos e criativos para se trabalhar com a escrita argumentativa em arte, seja no âmbito do texto crítico, histórico, teórico ou poético. Destinado a estudantes de Artes Visuais e História da Arte, jovens artistas, críticos, curadores e pesquisadores, o curso buscou instigar o aluno a um enfrentamento mais reflexivo e interpretativo diante de obras de arte visando o aperfeiçoamento do texto, tendo em vista que a escrita é uma das ferramentas responsáveis pelo estabelecimento de elos entre a produção cultural e a sociedade.

Palavras-chave

Arte Contemporânea
Crítica de Arte

Tópicos Programáticos

– Distinção entre os enfoques de texto crítico, teórico, histórico e processual da arte;
– Quais são os lugares ocupados pelo texto de arte na contemporaneidade;
– Enfrentamento da obra de arte para a construção de sentidos;
– As funções da escrita crítica e argumentativa sobre a arte;
– Análise de textos críticos de diferentes autores e épocas;
– Processos de construção e estilos de escrita;
– Como desenvolver um texto sobre um artista e sua obra, o que contemplar;
– Os vícios de escrita.

Referências Bibliográficas

ARANTES, Otília Beatriz. Mário Pedrosa: itinerário crítico. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

COLI, Jorge. O corpo da liberdade. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DANTO, Arthur C. Interpretação e identificação. In: ______. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Cosac & Naify, 2005, p.177-203.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Perspectiva: São Paulo, 1975, p.71-74.

DE DUVE, Thierry. Reflexões críticas: na cama com Madonna. Concinnitas, n.7, ano 6, dez. 2005, p.33-45.

MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

OSORIO, Luiz Camillo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

REZENDE, Renato; BUENO, Guilherme. Conversas com curadores e críticos de arte. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013.

Ficha Técnica

Organização: Arte ConTexto e Acervo Independente
Ministrantes: Paola Fabres e Talitha Motter
Local: Acervo Independente (Rua General Auto, 219 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Data: 26 e 18 de outubro de 2015

Lista de Imagens

Capa  – Paula Scamparini, Todos os livros que li, 2012, 110 x 150 cm. Fonte: http://paulascamparini.com/.

1  Turma do curso “Arte e escrita: exercícios para o olhar um convite à criação de sentidos a partir da produção contemporânea” no Acervo Independente.