CÔNCAVA | Coletiva
1ª Edição

EQUIPE
ANUSHA MISTRY, LUIZA SCHUBERT GAUDIE-LEY, MILICA MARKOVIC E RENATA SANTINI

Anusha Mistry é uma jovem curadora inglesa e gujarati do Reino Unido. Trabalhou em exposições na Chisenhale Gallery, no Victoria & Albert Museum (Londres), no Musée d’Orsay (Paris) e, mais recentemente, foi assistente curatorial na Hayward Gallery. Projetos notáveis incluem: exposição coletiva de esculturas, When Forms Come Alive (2024), uma comissão ao ar livre de Bharti Kher, Target Queen (2024) e uma série de performances de Adesola Akinleye, Belonging In The Hop (2022). Com formação multidisciplinar, atua também como dançarina, acrobata e pesquisadora de arte performática. Possui graduação em História e Línguas Modernas pela Universidade de Oxford e mestrado em História do Design ministrado pelo Royal College of Art e pelo V&A Museum. Como curadora, os seus principais interesses centram-se no corpo, performance, arte ao vivo, migração e movimento de pessoas, ecologia e estruturas de poder anticoloniais.

Luiza Schubert Gaudie-Ley é bacharel em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluiu, em 2024, duas pós-graduações pela Unyleya: História da Arte e Arte e Mercado. Com uma trajetória acadêmica marcada pelo interesse em pesquisa, mercado de arte e educação museal. Além da formação acadêmica, Luiza esteve envolvida em dois projetos de extensão na UFRJ, o Museu D. João VI – Um Museu Fechado de Braços Abertos, onde participou de pesquisas do acervo do museu, na Escola de Belas Artes e o DIV.AS, projeto com caráter didático acerca das diversidades e como tratá-las, na Escola de Comunicação. Com isso, ampliaram suas experiências em difusão, democratização e preservação da cultura e do patrimônio cultural. Desde 2024, atua como voluntária no Recipiente Porongo. Seu envolvimento com o local começou a partir de uma pesquisa sobre espaços culturais na cidade que estivessem em busca de voluntários. Desde então, tem participado, auxiliando na montagem de exposições e acompanhando a dinâmica do espaço, o que tem sido uma experiência enriquecedora para sua formação e entendimento sobre a gestão e produção cultural. Atualmente, dedica-se a trabalhos voluntários em galerias e eventos culturais, buscando consolidar sua experiência prática no setor. Com um olhar atento às interseções entre arte, tecnologia, cultura pop e estudos decoloniais e de gênero, Luiza segue sua trajetória com o objetivo de atuar de forma ativa no mercado cultural e museológico.

Milica Markovic é pesquisadora nascida e criada na Sérvia, no cruzamento do Leste-Oeste europeu, território que se transforma e se reinventa a cada cinquenta anos. Desde a adolescência, tenta entender onde é seu lar. Procurou esse sentido na graduação com honras em Engenharia Tecnológica (Engenharia Química e Bioquímica) da Universidade de Nis e no doutorado em Biotecnologia (área de Microbiologia) da Universidade da Novi Sad, onde, na beira do Danube, criou por um tempo seu território. A busca continuou no Brasil, depois do trabalho numa startup biotech, conduzindo seu interesse para um outro-além indefinido. Interessada na tradução da literatura, a pesquisadora acredita que essa atividade é mais do que mudar um texto de uma língua para outra. Significa trazer, ou melhor dizendo, apoiar a transição de uma maneira de pensamento para outra. Ou seja, ajudar a criar pontes entre diferentes culturas. Nos últimos anos, percebeu que a vida inteira tentou entender a tradução em vários aspectos da vida. Na genética, temos a tradução do RNA pelo RNA mensageiro, que ajuda a sintetizar proteínas — novamente, uma necessidade de transferir conhecimento de um lado para o outro. Para ela, não foi muito diferente no gerenciamento de projetos, onde atuava como Scrum Master. Traduzia as demandas e necessidades dos clientes para a equipe executiva e vice-versa; foi necessário falar diferentes linguagens para chegar a um acordo e alcançar metas. Agora, gostaria de ajudar os artistas, trabalhando em projetos que traduzam o que a arte quer comunicar para a sociedade, agora e aqui.

Renata Santini é pesquisadora, gestora cultural, curadora e editora. Integrou a equipe editorial da Revista Arte & Ensaios durante o doutorado no PPGAV-UFRJ (2013-2017), e desde 2021, é editora titular da revista digital Arte ConTexto (ISSN 2318-5538). Bacharel, licenciada e mestre em artes visuais, com especialização em educação ambiental, todos pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Participou de projetos como mediadora e educadora em comunidades indígenas a e escolas públicas. Traduziu o texto Necropolítica, de Achille Mbembe, publicado originalmente pela Arte & Ensaios n. 32 e pela N-1 Edições em 2018. Em 2022, coordenou o projeto Maria Graham: olhares sensíveis para o Rio de Janeiro do século XIX, financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, cujo resultado foi uma conferência on-line publicada em https://artcontexto.com.br. Em 2024, foi contemplada com o projeto de exposição individual da artista brasileira radicada no México Vanessa Freitag no Edital SESC PULSAR RJ. É idealizadora e co-fundadora do Recipiente Porongo (https://www.recipienteporongo.com/), onde recebeu, desde sua inauguração em 2024, mais de dez exposições coletivas e individuais, algumas em parceria com a Arte ConTexto.

O Recipiente Porongo apresenta a primeira edição da “CÔNCAVA”, projeto de desenvolvimento de exposições coletivas com publicação de resultados, uma parceria com a Revista digital Arte ConTexto (ISSN 2318-5538). O projeto consiste em chamadas regulares voltadas para pesquisadores em arte, artistas ou coletivos, residentes no Brasil. O objetivo é fortalecer a união entre uma revista e um lugar-recipiente, aproximando a atuação colaborativa da revista na difusão de pesquisas e produções artísticas a um espaço alternativo e independente de arte. O produto desta chamada consiste numa exposição prevista para se realizar entre maio e julho de 2025, documentada na 20ª Edição da revista. 

O Porongo é recipiente desde abril de 2024 para exposições, encontros, cursos, lançamentos e outras apresentações, de públicos interessados em parcerias e experiências. Montamos uma equipe a partir dos encontros desses últimos meses, que compõem projetos tanto do espaço físico quanto da revista.

A cidade do Rio de Janeiro aglutina uma multiplicidade de pessoas com diferentes origens territoriais. Considerando o porongo um fruto que é aberto para se tornar “um lugar para receber”, “CÔNCAVA” representa essa superfície curva para dentro, decantando produções de diferentes contextos e linguagens. Todavia, a parte interna côncava contém uma face que devolve para fora o conteúdo recebido. Nosso objetivo no decorrer das diversas edições é receber de artistas e pesquisadores em arte as produções escolhidas por eles para o momento, fomentando a difusão da arte contemporânea emergente.

Na busca por amalgamar as atuações da revista ao lugar-recipiente, queremos nos aproximar dos fatores que impulsionam a produção de arte em contextos distintos, por meio do envio de trabalhos e da documentação especificada na ficha de inscrição link

A comissão de curadoria será composta pelos gestores e pesquisadores do Recipiente Porongo e o corpo editorial da revista Arte ConTexto. A partir de uma seleção detalhada, que selecionará até duas obras por inscrição, Recipiente Porongo e Revista Arte ConTexto viabilizarão coletivas periódicas da pré a pós produção, buscando selecionar artistas e suas pesquisas, oferecendo produção de conteúdos e das exposições, além de divulgação. O material selecionado será utilizado com as devidas autorizações para a difusão da exposição, e todo conteúdo produzido alimentará a 20ª edição da revista Arte ConTexto. 

Somos um espaço independente e sem financiamento ou patrocínio. Por essa razão, a viabilização da exposição deve contar com participação dos selecionados, e o transporte dos trabalhos deverá ser de responsabilidade do artista. De toda forma, Recipiente Porongo e revista Arte ConTexto avaliarão continuamente a viabilidade da participação de produções relevantes de difusão. 

As linguagens artísticas aceitas são:

  • arte sonora
  • pintura
  • desenho
  • gravura
  • colagem
  • escultura
  • fotografia
  • arte têxtil
  • instalação
  • vídeo
  • performance

Artistas e coletivos de outras cidades e Estados brasileiros devem considerar propostas de trabalhos viáveis de serem recebidas através de transportadoras ou serviços de entrega. No caso de múltiplos, como fotografias e gravuras, será possível o envio de mais de uma tiragem, sendo viável a disponibilização em nosso espaço de loja para comercialização.

A exposição será realizada no Recipiente Porongo, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. Viabilizaremos um catálogo virtual no nosso site com possibilidade de venda das obras, caso seja de interesse dos artistas. 

O processo seletivo para a exposição “CÔNCAVA” COLETIVA será regido de acordo com as instruções estabelecidas no presente Regulamento.

 

PRAZO DE DURAÇÃO

A duração da exposição coletiva será de quatro semanas.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a primeira seleção coletiva “CÔNCAVA” são gratuitas e estarão disponíveis no site do Recipiente Porongo e da revista Arte ConTexto, com divulgação pelas mídias sociais de ambas plataformas no período de 07/03 a 05/04/2025.

Podem submeter trabalhos artistas e coletivos (registrados), pesquisadorxs em arte brasileirxs ou estrangeirxs residentes em território nacional, com suas obras próprias. Interessadxs podem ter só uma inscrição.

Para a efetivação da inscrição, os interessados devem preencher um formulário (link) com as seguintes informações: 

  • Currículo e biografia atualizados;
  • Fotos de até cinco obras (visão geral e detalhes);
  • Breve histórico de concepção das obras.

 

SELEÇÃO

  • Serão critérios para a seleção:
  • Originalidade e criatividade;
  • Expressividade do trabalho;
  • Relevância das questões presentes na obra em relação ao amplo conjunto de obras selecionadas.

 

INVESTIMENTO

A participação dos trabalhos selecionados estará condicionada à contribuição do valor de R$280 por artista, que cobrirá gastos de montagem e desmontagem, curadoria, divulgação, elaboração de textos, cuidado e logística de recebimento e devolução dos trabalhos. Custos de frete e embalagem (envio e devolução) ficam por conta dos artistas. 

Formas de pagamento aceitas: PIX ou transferência.

Sendo selecionado, em caso de desistência, o valor pago referente ao custo operacional não será devolvido.

Exposições do projeto “CÔNCAVA” COLETIVA serão documentadas nas próximas edições da revista Arte ConTexto (ISSN 2318-5538) https://artcontexto.com.br/.

 

PARA OS INTERESSADOS NA VENDA DE SEUS TRABALHOS

Trabalhos encaminhados para fins comerciais estarão disponíveis para consulta via catálogo digital ou presencialmente no ambiente de loja do Recipiente Porongo.

Sobre o valor apresentado, haverá a incidência da comissão, sendo 35% do valor para o Porongo e 65% do valor para o artista. 

 

 RESULTADO

  • Divulgação dos resultados: 15 de abril de 2025, no site e no perfil do Instagram da revista Arte ConTexto e Recipiente Porongo;
  • O/As artistas selecionados receberão um e-mail no dia da divulgação do resultado para dar sequência no processo, e terão sete dias correntes para dar uma resposta confirmando sua participação com contrato assinado e comprovante de pagamento. Caso isso não aconteça, sua participação será cancelada.

 

CRONOGRAMA

  • Inscrições: De 07/03 a 05/04/2025;
  • Divulgação dos resultados: 15/04/2025;
  • Período de envio das obras: 15/04 – 09/05/2025;
  • Duração estimada da exposição: 17/05 à 14/06/25 (quatro semanas).

 

ATRIBUIÇÕES RECIPIENTE DO PORONGO E REVISTA ARTE CONTEXTO

  • Organizar e divulgar a 1ª Edição “CÔNCAVA” COLETIVA Porongo e Arte ConTexto;
  • Responsabilizar-se pela preparação e manutenção do espaço expositivo;
  • Disponibilizar mobiliários, equipamentos e estrutura de iluminação, bem como planejar a expografia da mostra;
  • Documentar a exposição através de fotos e vídeos;
  • Produzir textos de divulgação e texto curatorial que serão distribuídos na ocasião da inauguração, e posteriormente publicados na 20ª edição da revista;
  • Disponibilizar o catálogo em PDF (virtual) para o público geral, artistas participantes e demais interessados;
  • Zelar pelo cuidado das obras enquanto as mesmas estiverem em nosso Recipiente;
  • Em caso de venda de obra, repassar ao artista o valor correspondente pré-estabelecido no contrato (65% do valor de venda da obra).

 

ATRIBUIÇÕES DOS ARTISTAS

Artistas selecionados se comprometem a:

  • Responder o contato de e-mail com comunicação de resultados, encaminhando os dados necessários para continuidade do processo no prazo de 2 dias;
  • Assinar o contrato e enviar comprovante de pagamento no prazo de 5 dias correntes, a contar da data de recebimento de contrato, sob pena de cancelamento da participação na exposição coletiva “CÔNCAVA”;
  • Tomar ciência e respeitar as diretrizes técnicas do Recipiente Porongo;
  • Respeitar os prazos estipulados em contrato, de envio/entrega e de devolução/envio da(s) obra(s) de arte selecionadas.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

  • O Recipiente Porongo realizará programação presencial a fim de divulgar a exposição e as obras dos artistas. A participação dxs artistas é muito bem-vinda.
  • Obras selecionadas que não forem vendidas durante a exposição podem eventualmente permanecer no acervo do Recipiente Porongo, seguindo disponível para venda. O destino de cada obra será decidido em comum acordo com o(a) artista;
  • O Recipiente Porongo não se compromete a arcar com custos de transporte e seguro no envio de obras.
  • O Recipiente Porongo e Arte ConTexto não se responsabilizam por eventuais danos ocasionados por visitantes da exposição ou durante transporte.
  • O Recipiente Porongo,revista Arte ConTexto e Comissão de Seleção e Avaliação estarão isentos de quaisquer responsabilidades, cíveis ou criminais, resultantes de falsa imputação de autoria, titularidade ou originalidade das obras, eventualmente apuradas”.

As informações disponibilizadas pelos artistas serão utilizadas para o processo de inscrição na chamada, e em conformidade com a legislação brasileira vigente aplicável à proteção de dados. Estes dados serão protegidos e utilizados exclusivamente para o uso do Recipiente Porongo e Revista ArteConTexto e não serão disponibilizados a terceiros.

Palavras-chave

Côncava
Exposição coletiva
Recipiente Porongo