Kauam Pereira | Biografia

Vive e trabalha em Aracaju, SE.

Artista visual, natural de Alagoinhas (Bahia), resido atualmente na cidade de Aracaju, em Sergipe. Frequentei a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2011), passando também pelos cursos livres de gravura do Museu de Arte Moderna da Bahia e por espaços independentes de formação em arte. Em minha prática reorganizo, através do desenho, da pintura e da escultura, elementos do cotidiano. Parto de movimentos como a apropriação e a observação, com o objetivo de produzir imagens a partir de um imaginário comum, na tentativa de gerar algum nível de reflexão sobre as discussões de gênero, sexualidade, masculinidade e memória. Nesse contexto produzo trabalhos que misturam vivência pessoal, ficção e reflexões sobre este tempo. Entre as exposições e residências de que participei, gostaria de destacar: Deep Conviction, individual no Doca Espaço Cultural, 2022, em Aracaju -SE; –Electric Dreams na Galeria Nara Roesler, 2021,  no Rio de Janeiro (curador Raphael Fonseca); Pivô Arte e Pesquisa (residência), na galeria Pivô, 2020, em São Paulo;  Ao ar, Livre,  Exposição online com curadoria de Thiago de Abreu Pinto, 2020.

Revista Arte ConTexto

REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº18, MAR., ANO 2023
ACESSO À CULTURA

GALERIA ARTE CONTEXTO

Acompanhe minha produção em @_k301 e behance.net/mattoskau6177

Deep Conviction

No conjunto de trabalhos selecionados nesse recorte de minha produção, busco refletir sobre as questões elaboradas no espaço do laboratório de crítica feminista de história da arte, sob orientação da doutora Talita Trizoli. Através de desenhos, objetos e pinturas, busco entender as estratégias de atravessamento desenvolvidas ao longo da história da arte ocidental por artistas mulheres, seus procedimentos e desdobramentos. 

Partindo do ponto em que compartilho certo sentimento de marginalização e apagamento, impostos por um sistema de arte hegemônico e falocêntrico, além de um incômodo no campo pessoal com o modo como as minhas colegas de geração não acessam os mesmo espaços de circulação e apresentação de seus trabalhos, tento refletir também sobre o meu papel, enquanto homem gay cis, nessa hierarquia de opressões, expondo o caráter machista e falocêntrico, muitas vezes engendrado pelo própria gay culture.

Artista Kauam Pereira
Título Deep Conviction
Ano 2021
Técnica Técnica Mista
Dimensões Variadas
Fonte da imagem /mattoskau6177

Ficha Técnica 

Figura 1 – Genitália, 2017, louça e aço cirúrgico, 10cm Ø.

Figura 2 – Sem título, 2021, acrílica, 112cm x 121cm.

Figura 3 – Sleeping in moonlight, lápis de cor sobre papel, 21cm x 29cm.

Figura 4 – Engrenagem binária (método Baselitz), 2021, nanquim sobre papel, 42cm x 29cm.

Figura 5 – Estratégia de atravessamento. 2022, ânfora de papel machê e tinta acrílica, 32cm x 30cm.