TURVO, 2020
ÁUDIO Martha Gofre & Jessica Porciuncula
Martha Gomes de Freitas / Martha Gofre (Pelotas/RS – 1973)
Artista visual, transita entre a produção de vídeos, objetos e instalações. Suas pesquisas práticas e teóricas entendem o corpo, em seus gestos, posturas e memórias, como um campo de atravessamentos. Mestre e doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV-IA/UFRGS. Professora adjunta no curso de Bacharelado em Artes Visuais, Centro de Artes/UFPel. Professora colaboradora no PPG – Mestrado em Artes Visuais – Poéticas de criação e processos do cotidiano, Centro de Artes/UFPel. Coordena o projeto de pesquisa Estudo sobre a profundidade. E-mail: marthagofre@gmail.com.
Jessica Porciuncula (São Luiz Gonzaga/RS – 1992)
Residente em Pelotas. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestranda no PPG em Artes Visuais UFPel. Atualmente é bolsista CAPES-DS, sob orientação da Profª. Drª. Renata Requião. Ser em devir de estar — compõe a partir das relações entre o corpo, o espaço e materiais capazes de tecer simbologias. Para antes das linguagens e obras em si, lhe interessa apontar a construção de um pensamento crítico-poético por detrás da produção como um todo, uma mitologia que se instaura quando as obras são vistas em conjunto. Site: https://jessicaporciuncula.46graus.com
Revista Arte ConTexto
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº17, MAR., ANO 2022
TRABALHO EM ARTE E CUIDADO
Martha Gofre & Jessica Porciuncula – Turvo (Peça Sonora 3’42”, 2020)
Turvo é uma peça sonora composta durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, em 2020.
Devido ao isolamento, os movimentos e por consequência, o som relativo às atividades da casa, ganharam uma maior atenção. Turvo traz muitos destes sons do dia a dia, entrelaçados pela ambiência do que está ao redor: gavetas, louças, portas, carros, animais, brincadeiras – investindo sobre sentidos diferenciados quando modificam-se a frequência e a expectativa com que tais sons se colocam. Essa performance sonora é composta pela colagem destas captações cotidianas com sons de uso livre, absolutamente estranhos a esse contexto, mas que ainda assim, lhe agregam outra possibilidade de realidade, como toques de harpas ou o canto de sereias. Em Turvo, por sua potência de suspensão, instaura-se uma forma de cuidado, de abertura para reconstrução e manutenção da subjetividade no encontro de outras experiências de ser e estar.
TURVO, 2020
ÁUDIO Martha Gofre & Jessica Porciuncula
Martha Gomes de Freitas / Martha Gofre (Pelotas/RS – 1973)
Artista visual, transita entre a produção de vídeos, objetos e instalações. Suas pesquisas práticas e teóricas entendem o corpo, em seus gestos, posturas e memórias, como um campo de atravessamentos. Mestre e doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV-IA/UFRGS. Professora adjunta no curso de Bacharelado em Artes Visuais, Centro de Artes/UFPel. Professora colaboradora no PPG – Mestrado em Artes Visuais – Poéticas de criação e processos do cotidiano, Centro de Artes/UFPel. Coordena o projeto de pesquisa Estudo sobre a profundidade. E-mail: marthagofre@gmail.com.
Jessica Porciuncula (São Luiz Gonzaga/RS – 1992)
Residente em Pelotas. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestranda no PPG em Artes Visuais UFPel. Atualmente é bolsista CAPES-DS, sob orientação da Profª. Drª. Renata Requião. Ser em devir de estar — compõe a partir das relações entre o corpo, o espaço e materiais capazes de tecer simbologias. Para antes das linguagens e obras em si, lhe interessa apontar a construção de um pensamento crítico-poético por detrás da produção como um todo, uma mitologia que se instaura quando as obras são vistas em conjunto. Site: https://jessicaporciuncula.46graus.com
Revista Arte ConTexto
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº17, MAR., ANO 2022
TRABALHO EM ARTE E CUIDADO
Martha Gofre & Jessica Porciuncula – Turvo (Peça Sonora 3’42”, 2020)
Turvo é uma peça sonora composta durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, em 2020.
Devido ao isolamento, os movimentos e por consequência, o som relativo às atividades da casa, ganharam uma maior atenção. Turvo traz muitos destes sons do dia a dia, entrelaçados pela ambiência do que está ao redor: gavetas, louças, portas, carros, animais, brincadeiras – investindo sobre sentidos diferenciados quando modificam-se a frequência e a expectativa com que tais sons se colocam. Essa performance sonora é composta pela colagem destas captações cotidianas com sons de uso livre, absolutamente estranhos a esse contexto, mas que ainda assim, lhe agregam outra possibilidade de realidade, como toques de harpas ou o canto de sereias. Em Turvo, por sua potência de suspensão, instaura-se uma forma de cuidado, de abertura para reconstrução e manutenção da subjetividade no encontro de outras experiências de ser e estar.
Lista de Imagens
1 Martha Gofre, Around, 2020, fotografia digital, acervo pessoal.
Lista de Imagens
1 Martha Gofre, Around, 2020, fotografia digital, acervo pessoal.