Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Rio de Janeiro | RJ
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., série de propostas performáticas concebidas por Antonio Gonzaga Amador (Rio de Janeiro, 30.1.1991) e Jandir Jr. (Rio de Janeiro, 10.2.1989), é realizada em instituições de arte pelos próprios artistas trajados com uniformes de segurança, e tem seus problemas centrais vindos das relações entre instituições como essas e as pessoas que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas. A empresa já atendeu diversas instituições ao longo de sua existência, tais como Galeria Nara Roesler [sobre os ombros de gigantes, 2021], Solar dos Abacaxis [A Gradiosa Festa Junina de Santo Antonio do Abacaxi, 2018], A Gentil Carioca [ABRE ALAS 14, 2018], Museu de Arte de Britânia [2º Salão Nacional de Pequenos Formatos de Britânia, 2020], Museu de Arte do Rio [Trans-In-Corporados, 2018], Sesc Ribeirão Preto [MAJ, 2019], Galeria Leme [heróis nunca celebram vilões – heróis apenas celebram vilões, 2018], além do Centro Cultural São Paulo, onde realizou sua primeira exposição individual, entre 2020 e 2021.
Com uma equipe altamente treinada e capacitada, a Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. gerencia há anos situações de risco em exposições artísticas de maneira minuciosa, unindo sua experiência com a de seus clientes para diagnosticar a necessidade de segurança e desenvolver modelos mais eficientes para cada situação.
Assim, sua trajetória de casos de sucesso, aprovados pelos clientes e reconhecidos pelo mercado como um dos melhores desempenhos, fortalece a marca e motiva seus esforços.
Proteja você também seu patrimônio com a Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Revista Arte ConTexto
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº17, MAR., ANO 2022
TRABALHO EM ARTE E CUIDADO
GALERIA ARTE CONTEXTO
Acompanhe sua produção em @amadorejr
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Sem Título
O segurança deve permanecer em frente à obra que deve salvaguardar, alterando sua visibilidade para o público.
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Os seguranças irão utilizar os rádios comunicadores como uma interface para alterar o ambiente do espaço expositivo. Serão produzidas outras formas de comunicação que não passam pela habitual comunicação realizada na prática da segurança, como informações longas e pouco precisas, conversas sobre o campo da arte e ruídos sonoros. Os rádios estarão em volume máximo para possibilitar uma escuta amplificada no espaço.
Espaços institucionais: Cantos
O segurança estará voltado para um dos cantos do espaço expositivo e apoiará sua testa nessa quina, com o objetivo de evitar a queda das paredes.
Apontamentos
Os seguranças irão apontar para qualquer coisa que necessite da atenção do público.
Vigilante
O segurança, ainda que em posição de prontidão no espaço expositivo, permanecerá com os olhos fechados.
Nada!
Os seguranças realizarão suas funções dentro de uma piscina.
Protocolo de higienização
Os seguranças irão higienizar constantemente suas próprias mãos.
Obra
Será colocado no espaço expositivo um conjunto de quatro pedestais para organização de fluxo de pessoas (conhecidos pelo nome de “unifilas”), fechados entre si e ocupando uma área total de 1 metro quadrado. Os seguranças irão se posicionar para a salvaguarda patrimonial, sendo que um estará dentro da área demarcada pelos pedestais e outro estará fora dessa área. O segurança irá agir sempre que a salvaguarda da Obra estiver ameaçada.
360º
Os seguranças permanecerão um de costas para o outro, de modo que seus olhares nunca se cruzarão, mas observarão tudo aquilo que o outro não poderá ver.
Trabalho remoto
Os seguranças exercerão suas funções de maneira remota, através de uma reprodução em escala natural.
Sit-in
Sentados no chão, os seguranças permanecerão em posição circunspecta, vedando a possibilidade de interlocução com outras pessoas, e não se posicionarão de pé enquanto não terminarem seus turnos.
Objeto interativo
Consiste em colocar um objeto site specific em um pedestal e nomeá-lo Objeto interativo. Caso ocorra o toque na obra, o segurança/monitor/indivíduo institucional presente no espaço deve abordar o visitante falando que é proibido o toque. A interatividade ocorre.