Mariana Hauck | Biografia
Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG, 1979
Mariana Hauck (1979-), nascida em Belo Horizonte, é graduada em turismo pela PUC-MG, com especializações em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UFMG e UNISI-Itália, além de Gestão Cultural pela UNA. Atualmente estuda artes plásticas na Escola Guignard/UEMG. Sua trajetória na arte é marcada por experimentações no campo da fotografia. De modo concomitante, sua pesquisa e produção visual estão associadas a temáticas sobre paisagem, esta entendida como espaço circundante, atrelado a nossas bagagens culturais. Participa, desde 2018, do Projeto Próxima paisagem: escola de arte provisória, no qual atuou como bolsista vinculada ao programa de extensão da Escola Guignard/UEMG.
Na mesma escola, foi premiada na XIX Mostra Interna de 2019. Participou da exposição coletiva “Vestígios”, contemplada pelo SESC Tocantins em outubro de 2021. Em 2020, foi selecionada para expor na ALMG, junto ao coletivo Efêmeras, contudo, teve a exposição adiada para 2022 devido à pandemia.
Zelar pelo comum é entender que fazemos parte de um todo. Para Krenak (2019), partilhamos um só mundo e nossa liberdade de escolha deve estar relacionada ao reordenamento do espaço e das relações consigo, e com a paisagem. A partir de sua leitura, somos impelidos a refletir: Em qual futuro da humanidade estamos pensando? O que deixaremos de legado para as gerações futuras?
Revista Arte ConTexto
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº17, MAR., ANO 2022
TRABALHO EM ARTE E CUIDADO
GALERIA ARTE CONTEXTO
Acompanhe sua produção em @marianahauck
Gestos Paisagísticos | 2020
Gestos Paisagísticos são delicadas interações com a paisagem, através de afetos mútuos. De que forma tocamos o que está em nosso entorno? O gesto nos conecta com as mãos e com a nossa postura perante tudo o que nos rodeia. Respeitar, cuidar e acolher são verbos conjugados nessa relação. As imagens, produzidas no ano de 2020, são colagens manuais em cianotipia.