Clóvis Camargo | Biografia

Vive e trabalha em São Paulo | SP, 1969

Clóvis Camargo é natural de Porto Alegre/RS, mas reside em São Paulo. Graduado em Desenho Industrial, pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) em São Paulo. Clóvis Camargo criou uma estética visual utilizada para desenvolver suas ideias, inseridas em diversos conceitos e contextos, destacando sempre a peculiaridade dos diversos e infinitos olhares de seu personagem.

A arte de trabalhar o olhar vai muito além de ser apenas uma questão de estética diferenciada. O artista dialoga através dela o que revela ou esconde. Dentro deste diálogo estabelecido através de olhares diversos, Clóvis Camargo propõe não só uma autorreflexão de como nos vemos, mas também de como vemos o outro, propondo uma visão mais profunda, atenciosa e ampla de para onde nosso olhar está nos levando e se estamos dando ouvidos a ele. Suas pinturas retratam figuras cuja sensação de silêncio desperta todo o ruído escondido em nosso ser.

Apesar de trabalhar com outras técnicas, sua linguagem principal é a pintura a óleo.

Participou de exposições coletivas como Olhar 2019 pela Cia. Arte e Cultura na Assembleia Legislativa de São Paulo, Antropia Nacional na Plexi Galeria -Vila Madalena/SP, Bienal Oswaldo Goeldi – Pinacoteca Anderson Fabiano – Taubaté/SP, entre outras e individuais – Reflexivo – Projeto Linha da Cultura do Metrô de São Paulo, Se pudesse ouvir o olhar no Centro Cultural Correios São Paulo, Paradeiro – ZIV Gallery – Beco do Batman/SP.

Revista Arte ConTexto

REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.8, Nº19, MAIO, ANO 2024
PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA VISÃO

GALERIA ARTE CONTEXTO

Acompanhe sua produção em: @clovis.cmrg

SOBRE VIVER

As obras aqui apresentadas refletem sobre nossas prisões internas, aquelas que nos são impostas diante da sociedade em que vivemos, mas principalmente aquelas que nos impomos. Criamos barreiras para nossas emoções e, quando percebemos isso, nos damos conta de todo esse processo de aprisionamento que criamos para nossas vidas. Alguns questionamentos se fazem presentes nesse momento: Por que observamos o mundo através de nossas janelas de proteção? Por que não usufruímos do que nossos corpos e mentes desejam? E o tempo? Tempo perdido e tempo de mudanças.

Aos poucos esse sentimento se modifica, deixando que um espírito de novas possibilidades cresça dentro nós. Criando novas perspectivas em relação ao que somos, podemos e queremos ser. Esse é o nosso poder de adaptação. Um dos elos que une as obras são as flores, presentes em todas as pinturas, representando esperanças e objetivos. O renascimento.

Artista Clóvis Camargo
Título Sobre viver
Técnica Pintura
Dimensões Variadas

Figura 1O espaço que você ocupa, Pintura óleo sobre painel, 80 x 100 cm.

Figura 2 – Sobre-viver, Pintura óleo sobre painel, 80 x 100 cm.

Figura 3 – Entre nós, Pintura óleo sobre painel, 80 x 100 cm.

Figura 4 – Aonde me encontro?, Pintura óleo sobre painel, 100 x 120 cm.

Figura 5 – Para sua proteção, Pintura óleo sobre painel, 80 x 100 cm.