Priscila Costa Oliveira | Biografia
Vive entre Florianópolis e Salvador | RS, 1990
Revista Arte ConTexto
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.7, Nº18, MAR., ANO 2023
ACESSO À CULTURA
Priscila Costa Oliveira (1990 – Pelotas/RS) é artista e pesquisadora. Coordena o podcast VER.SAR e integra o Coletivo Ka. Atualmente é Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC, onde integra o programa RADIOFONIAS e o grupo de Pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais. Tem produção nas relações de voz e escuta junto a comunidades e o uso de mídias da oralidade. Pesquisa a conversa como prática artística.
Ministrou diversas oficinas e laboratórios de desenvolvimento de podcasts que envolvem: história e conceitos; oralidade e colaboração; podcasts artísticos; formatos e estruturas; concepção e roteiro, gravação e direitos autorais, edição e distribuição. Atualmente coordena a produção sonora do O Istmo Articulación Centroamericanista e é mentora da II Residência Black Art Brazil.
Em 2022, participou da exposição Comunitaria: Una residencia de arte contemporáneo en el Partido de Lincoln no Centro Creativo El Obrador, en Calle Bartolomé Mitre, Buenos Aires; participa dos podcasts Vi_elas e Elas em rede. Foi co-curadora da exposição 2 BIENAL BLACK ART e co-curadora da exposição ARTE E NATUREZA poéticas e pedagógicas da mãe Terra. Em 2021, participou da residência e exposição SomaRumor II – 2º Encontro Latino Americano De Arte Sonora com o trabalho Quantas conversas cabem em uma língua? e Línguas em conversação; coordenou o simpósio de Arte, Maternagem e feminismos no Fazendo gênero (UFSC). Foi mentora na Residência Black Art Brazil no eixo Escutas e práticas artísticas; participou da Escola abreviada com o trabalho Conversas sobre conversas: oralidade na arte contemporânea. Participou do programa Compartrilhando da Rádio Paulo Freire AM 820KHz.
PODCAST VER.SAR
Transferindo para os dias atuais, em que medida as produções artísticas estão tensionando as fronteiras do que é acessível à cultura?
A voz não engana. Suas inflexões, seu timbre, até mesmo suas pausas e seus silêncios nos falam algo de quem a emite. Permitindo-nos reconhecê-la e conhecer as suas intenções, a voz permite também identificar o sentido de um discurso lá onde a palavra escrita se detém no simples significado. (CAVARERO, 2011, p. 39)
No podcast VER.SAR – Práticas Artísticas, Maternidades e Feminismos, mulheres são convidadas a ler outras mulheres. Com episódios semanais, as convidadas estão diretamente envolvidas na produção de pensamento crítico e de criação poética e, por meio da leitura em voz alta, apresentam o trabalho de mulheres que fazem parte de seus referenciais artísticos, teóricos, políticos e afetivos. Junto a voz, vem toda uma paisagem sonora dos ambientes que essas mulheres se encontram na hora da gravação.
A plataforma é uma proposta da artista e pesquisadora Priscila Costa Oliveira, que apresenta o podcast juntamente com a sua filha, Maria Flor.
Para além da mídia podcasting, são instalados pontos de escutas em salões de beleza, bares, restaurantes, salas de espera e realizadas parcerias com professoras da rede pública de educação. Essas ações fora do circuito oficial de arte e dos streams possibilitam o amplo compartilhamento do arquivo VER.SAR, tornando acessível à escuta, de maneira gratuita, a produção de mulheres artistas, poetas, escritoras, pesquisadoras, mães, ativistas etc. Assim, aproximam-se as análises críticas da compreensão de um público não especializado, proporcionando às pessoas que por algum motivo são impedidas de ler… escutar os textos.
VERSAR significa folhear, dedicar-se ao estudo de, discorrer sobre, constar, poetar, poetizar, compulsar, considerar, praticar, analisar minuciosamente, ato de aludir, falar, abordar, ponderar, passar de um lugar para outro.
É preciso ouvir as mulheres!
Referências Bibliográficas
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução de Flavio Terrigno Barbeiras. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2011.
Lista de Imagens
Capa Registro do encontro 4 anos de podcast VER.SAR, 2022. Foto: Marcos Gorgatti.
1 Registro do encontro 4 anos de podcast VER.SAR, 2022. Foto: Marcos Gorgatti.