ARTE E EDUCAÇÃO
A décima sexta edição da revista Arte Contexto traz o debate sobre o ensino e a aprendizagem dentro do campo artístico, tema este tão caro para revisarmos as relações que a arte estabelece com a esfera pública e as suas instâncias de democratização. Afinal, o cenário atual nos obriga à desaceleração e nos pede novas ponderações. Enquanto o mundo inteiro freia suas urgências para se voltar à contenção de fatalidades humanas e do colapso social, enquanto o mercado repensa suas dinâmicas para continuar de pé, enquanto todos enfrentam as consequências de rotinas afetadas, a esfera da cultura se abala e se fragiliza internamente. Museus fecham suas portas, galerias cancelam suas exibições, feiras adiam seus eventos, artistas, curadores e pesquisadores repensam seus modelos de trabalho para sustentar a sobrevivência de suas produções e seus debates. Em meio a tudo isso, atravessando dias que nos pedem paciência e esforços de renovação, a Arte ConTexto busca estimular a reflexão que cerca a relevância da arte nos processos de constituição do conhecimento e dar destaque às atividades de valorização da arte em períodos marcados pela instabilidade.
Desse modo, trazemos para a discussão pesquisadores que têm analisado diferentes métodos e estratégias pedagógicas que permeiam as atividades institucionais educativas, projetos artísticos autônomos e ambientes de formação. Assim, as autoras Mariana Teixeira de Paula e Andressa Borba avaliam processos educativos, tanto no contexto escolar como no museal, nos artigos “Ninho da coruja: sobrevoo performativo no contexto escolar” e “(Arte-)educação em exposição: análise de duas mostras de arte com curadoria de arte-educadores”, respectivamente.
A investigadora Samantha Ávila Pinto Bragança aporta seu olhar sobre as relações entre arquitetura e entorno e sobre a potência da educação patrimonial junto às disciplinas artísticas. O pesquisador e curador Felipe Caldas, em seu texto “Da boca para fora”, aborda o ativismo político no ambiente universitário e Bruno Sayão aproxima a produção do pintor Sergio Ferro do pensamento de Paulo Freire. Entre esses e outros debates, podemos encontrar também as considerações de Łukasz Jastrubczak, em seu artigo “Recollection of the last exhibition”. Nele, o autor comenta sobre a pata-institution CentrumCentrum, situada no noroeste da Polônia e dedicada a encontros, eventos, tradução de textos, crítica institucional e pedagogia. Além disso, o artigo aproxima os contextos histórico-artísticos das décadas de 1960 e 1970 da América do Sul com a produção da Europa Oriental.
Por fim, a seção de galeria da revista traz o trabalho de Alisson Damasceno, Guilherme Bergamini e do coletivo Manejo Movente, produções artísticas que têm examinado o lugar do ensino, lado a lado com a experiência poética. Tendo em vista essas questões, a atual edição da Arte ConTexto busca debater os impasses que tangenciam nossos projetos educativos, repensar nossos modelos de atuação e discutir os possíveis entrecruzamentos entre Arte e Educação.
Uma boa leitura a todos.
REVISTA ARTE CONTEXTO
REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.6, Nº16, DEZ., ANO 2019
ARTE E EDUCAÇÃO
Citações
Ao pensarmos sobre a produção de sentidos, sobre a construção de conhecimentos, nos parece coerente que o pensamento transdisciplinar ‒ em ação conjunta com ações didático-pedagógicas coerentes com o contexto de atuação e ao universo teórico a ser proposto ‒, ao se abrir para as especificidades disciplinares na busca por aquilo que as atravessa, possibilita não apenas o “conhecer”, mas também o “aprender”.
PENSAMENTO TRANSDISCIPLINAR: POSSIBILIDADES DE ATRAVESSAMENTOS PARA O ENSINO DE ARTE
Noeli Batista dos Santos, Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral, Ronne Franklim Carvalho Dias.