Heleno Bernardi | Biografia
Vive e trabalha no Rio de Janeiro / RJ
Na série Narciso, Heleno Bernardi se apropria da pintura Narciso, de Caravaggio (1571-1610), para operar um deslocamento espaço-temporal do mito, através de fotografias e vídeo.
Nas fotografias, o artista parte da imagem do mito diante de seu reflexo, confrontando-o ficcionalmente com momentos anteriores a seu estarrecimento. Entretanto, no lugar do reflexo perfeito de Narciso o que se vê nas obras de Heleno Bernardi são imagens distorcidas pela turbulência da água (a série de fotos foi realizada utilizando uma reprodução fotográfica da pintura de Caravaggio refletindo-a diretamente sobre uma lâmina de água em movimento).
No vídeo Entreluz (http://www.helenobernardi.com/Entreluz-Narciso), é a própria linguagem da pintura que está em jogo. Uma tela em branco é preenchida lentamente, à pincel, com tinta preta. À medida que a ação transcorre surge a imagem do artista refletida no brilho ainda molhado da tinta.
Interessa ao artista não apenas dialogar com a origem do mito mas debater propriedades e relações entre linguagens (pintura, fotografia e vídeo). Tais questões se apresentam como eixo de pesquisa em seu trabalho desde as séries Masseter Suite (2002-2004), Apologia de Sócrates (2006) e Memento Mori (2007).
Para acompanhar sua produção, acesse: helenobernardi.com
Para visualizar as obras de Heleno Bernardi na galeria Arte ConTexto, clique aqui.
Revista Arte ConTexto
- REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.3, Nº9, MAR., ANO 2016
GENEALOGIAS DA ARTE