PENSAR JUNTOS/FAZER JUNTOS
Nossa DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO “Pensar juntos/Fazer juntos” vem para refletirmos sobre uma característica que parece estar implícita na atuação do campo cultural, a necessidade do outro para estabelecer relações e concretizar ações. Quem trabalha com arte sabe que não se faz arte sozinho, por mais que possamos perceber diferentes níveis de atuação colaborativa. Nesse contexto, vale elencar a própria atividade de uma revista de arte, somente possível por uma rede de agentes que se apoiam, cada um como parte essencial de um processo que vai além das fronteiras atingíveis por um único indivíduo. Nesse processo está incluso, além da equipe editorial, a gama de entusiastas e leitores, que permitem que os conteúdos se propaguem, e colaboradores, cujas visões de mundo, também coletivamente constituídas, são expressas em textos e obras presentes na publicação.
Navegue por esta edição e encontre diálogos, conversas fictícias ou não, entre os caros Gilles Deleuze e Italo Calvino em “Correspondências como exercício do pensamento: (sobre um instante de estar e pensar junto em tempos obscuros)”, tecidos por Marta Orofino e Elisandro Rodrigues. Já no texto “Conversas-Coletivas na Intervalo-Escola”, somos envolvidos por uma orquestração de vozes, fruto da proposição de dinâmicas de grupo desenvolvida por Ricardo Basbaum, na qual estimula-se um desejo coletivo da fala a partir do convívio e de debates atentos a uma pauta política transubjetiva e de urgência. Sublinhando as diversas linguagens como facilitadoras para o encontro com o outro, chegamos também ao texto de Júlia Godoy, desenrolado dos “Tempos dos Sonhos”, quando o primeiro signo foi criado, para estabelecer um elogio ao espírito humano. Na seção galeria, temos a produção do coletivo Filé de Peixe, que vem intervindo criticamente nos mecanismos de circulação de produções artísticas, refletindo também sobre os valores dados à originalidade e à autenticidade da arte. E ainda há muito mais para ser lido e visto. Tomem parte deste trabalho que é coletivo, feito com vocês e para vocês. Boa leitura!
Revista Arte ConTexto
- REFLEXÃO EM ARTE
ISSN 2318-5538
V.4, Nº12, MAR., ANO 2017
PENSAR JUNTOS/FAZER JUNTOS
CITAÇÃO
“Quisimos, como grupo, poner a disposición la capacidad de imaginar otra organización del mundo, de habitar conjuntamente la duda, de trabajar juntos la esperanza y la expectativa, a sostenernos antes las pequeñas frustraciones cotidianas. Optamos por las estrategias del trabajo de base, del contacto uno a uno, de posibilitar una forma activa de perder el tiempo donde los objetivos, la efectividad y sus pretensiones puedan quedar postergados, suspendidos momentáneamente.
Decidimos involucrarnos en el trabajo con el otro y no para el otro, cómplices en los diagnósticos y en las decisiones, coautores de una revolución lenta.
Desde entonces cada año, nos juntamos a tomar once o merienda, a comer chancho en piedra y mote con huesillos, a compartir un mate, nos invitamos a nuestra casa provisoria, a nuestros asados, a nuestras fiestas y a conocer nuestro trabajo, a compartir recuerdos, a pensar el presente y prepararnos para el futuro. En los hechos, nuestro método es establecer una larga conversación sobre lo posible y lo improbable. Juntos.”
- Jorge Sepúlveda T. e Guillermina Bustos, "El Arte como herramienta para la acción política.”, 2017.
COLABORAÇÕES
- Bogotá4%
- Buenos Aires4%
- Distrito Federal 8%
- Espírito Santo4%
- Minas Gerais15%
- Rio de Janeiro11%
- Rio Grande do Sul27%
- Santa Catarina4%
- São Paulo23%
GALERIA ARTE CONTEXTO
André Hauck e Camila Otto
BELO HORIZONTE | MGFlavia Mielnik
BOGOTÁ | COFilé de Peixe
RIO DE JANEIRO | RJ