A Arte ConTexto organizou o curso Arte e escrita: exercícios para o olhar um convite à criação de sentidos a partir da produção contemporânea em parceria com o Acervo Independente, que foi realizado nos dias 26 e 28 de outubro de 2015, totalizando cinco horas de atividades.

A proposta do curso foi formar o olhar e a criação de sentidos a partir do contato com a arte contemporânea e passar conhecimentos estratégicos, metodológicos e criativos para se trabalhar com a escrita argumentativa em arte, seja no âmbito do texto crítico, histórico, teórico ou poético. Destinado a estudantes de Artes Visuais e História da Arte, jovens artistas, críticos, curadores e pesquisadores, o curso buscou instigar o aluno a um enfrentamento mais reflexivo e interpretativo diante de obras de arte visando o aperfeiçoamento do texto, tendo em vista que a escrita é uma das ferramentas responsáveis pelo estabelecimento de elos entre a produção cultural e a sociedade.



- Distinção entre os enfoques de texto crítico, teórico, histórico e processual da arte;

- Quais são os lugares ocupados pelo texto de arte na contemporaneidade;

- Enfrentamento da obra de arte para a construção de sentidos;

- As funções da escrita crítica e argumentativa sobre a arte;

- Análise de textos críticos de diferentes autores e épocas;

- Processos de construção e estilos de escrita;

- Como desenvolver um texto sobre um artista e sua obra, o que contemplar;

- Os vícios de escrita.

ARANTES, Otília Beatriz. Mário Pedrosa: itinerário crítico. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

COLI, Jorge. O corpo da liberdade. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DANTO, Arthur C. Interpretação e identificação. In: ______. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Cosac & Naify, 2005, p.177-203.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Perspectiva: São Paulo, 1975, p.71-74.

DE DUVE, Thierry. Reflexões críticas: na cama com Madonna. Concinnitas, n.7, ano 6, dez. 2005, p.33-45.

MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

OSORIO, Luiz Camillo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

REZENDE, Renato; BUENO, Guilherme. Conversas com curadores e críticos de arte. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013.

Organização: Arte ConTexto e Acervo Independente

Ministrantes: Paola Fabres e Talitha Motter

Local: Acervo Independente (Rua General Auto, 219 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Data: 26 e 18 de outubro de 2015

Capa  - Paula Scamparini, Todos os livros que li, 2012, 110 x 150 cm. Fonte: http://paulascamparini.com/.

1  Turma do curso "Arte e escrita: exercícios para o olhar um convite à criação de sentidos a partir da produção contemporânea" no Acervo Independente.