por: TALITHA BUENO MOTTER
Revista Arte ConTexto
- Reflexão em Arte
- ISSN 2318-5538
- V.3, Nº7, JUL., ANO 2015
- COLECIONISMOS, ACERVOS E TIPOLOGIAS
COMO PRÁTICA INTELECTUAL E ARTÍSTICA
- Release Arte ConTexto #07
-
Tentativa de durar: de submergir e retornar
Se quiséssemos juntar todos os instantes de uma vida, todas as fotos que foram tiradas em família e entre amigos, todas as trocas de afeto, as discussões, os lugares por onde passamos, os autores lidos, ou os não lidos, os filmes vistos, de quanto espaço precisaríamos?
leia mais
-
Corps du Monde (Corpos do Mundo)– poética de Ana Kesselring
Resenha da exposição Corps du Monde (“Corpos do Mundo”), da artista Ana Kesselring, realizada na galeria DConcept Escritorio de Arte (Alameda Lorena 1257 – G1/casa3, São Paulo). Período da exposição: 6 de maio a 7 de junho de 2015.
leia mais
-
A coleção da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, acessível para fruição e pesquisa
A partir do segundo semestre de 2013, o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com suporte da Pró-Reitoria de Extensão, intensificou os trabalhos de inventário do Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo...
leia mais
-
Galeria Tina Zappoli: tudo junto e misturado
Vai-se ao Museu d´Orsay, em Paris, consciente de que seu acervo contempla arte europeia, sobretudo francesa, do século XIX e início do XX; da mesma forma, vai-se ao MALBA, em Buenos Aires, esperando ver produção moderna e contemporânea da América Latina.
leia mais
-
Sobre o destino dos objetos
Momento privilegiado este em que as coisas ainda não se fizeram. Escrevo no gerúndio e parafraseio Benjamin: estou organizando uma exposição. Sim, estou. O conceito foi definido; as obras, escolhidas; a distribuição das peças já delineada.
leia mais
-
A Coleção da artista: desenhos possíveis
Pollock e Tureen organizados pelo Senhor e pela Senhora Burton Tremaine, Connecticut é o título de um trabalho de Louise Lawler, datado de 1984, que consiste numa fotografia de um interior doméstico, onde vemos um fragmento de uma pintura de Jackson Pollock pendurada na parede...
leia mais
-
Dos ruídos afetivos nas coleções
O texto busca, a partir, da visita a uma loja de relógios antigos, explorar a relação entre memória e objeto, revelando outras faces do colecionismo, não constituído por obras de artes, mas sim de peças que carregam um tom afetivo e abrigam as lembranças do colecionador.
leia mais
-
Uma coleção: uma grosa de pequenos desenhos na obra de Rogerio Livi
Discuto as características peculiares dos desenhos de Rogerio Livi, criados usando bolhas de sabão, e da obra “Microvariações sobre um tema”, uma coleção de uma grosa de pequenos desenhos em nanquim sobre papel 6 x 6 cm, organizados em cartelas de filatelia.
leia mais
-
Entrevista com Vitor Butkus: um artista que trabalha com arquivos
Na presente entrevista o artista/pesquisador, Vitor Butkus, revela aspectos do seu processo de criação, discutindo pontos como o ato de apropriação presente nas obras, a relação afetiva que se estabelece entre ele e artistas/autores de referência...
leia mais
-
Entrevista com Paulo Bruscky: um criador de circuitos informacionais
A presente entrevista faz parte da pesquisa de mestrado de Paola Fabres, em andamento, que analisa a produção de periódicos de artistas no Brasil durante os anos 1970.
leia mais
-
PEQUENA CARTA À ELIDA TESSLER
Este texto tem como objetivo, a partir de um investimento verbal de epistolar, simular a dicção de uma carta que, aqui fictícia, finge uma dicção íntima, de uma persona única que escreve à artista gaúcha
leia mais
-
“Sobre assuntos Desconhecidos, natureza dos milagres e possibilidades da percepção”.
O texto que segue é resultado de um trabalho desenvolvido a partir da apropriação e reordenação de fragmentos de textos, servindo como pesquisa ou “camada” da poética do artista, que tem seu processo de trabalho derivado da ideia de Cut up.
leia mais
-
Das coisas sem importância
As coisas que mostramos são tão importantes quanto as que ocultamos ou perdemos? Pensar possíveis sentidos e alguma importância para uma coleção de coisas encontradas no banco de trás dos táxis é o que motiva classificações que não qualificam nem definem o mundo.
leia mais
-
O COLECIONADOR
Não tenho o hábito do acúmulo. A mim me bastam as calhas desgastadas, as contas vencidas e três ou quatro imagens de minha barriga de criança – a mim me basta o acúmulo do verme.
leia mais
-
Um livro para cada rua
Como arquivar, acumular, colecionar, guardar, listar. Diante da complexidade e do excesso dos dias de hoje, faz-se urgente colocar os objetos para funcionar sobre os cantos da cidade, num momento de marginalidade sul-americana.
leia mais
-
Kader Attia e a fantasia da biblioteca na galeria de arte
O presente artigo analisa uma instalação do artista franco-argelino Kader Attia exibida em Londres, apontando relações com a ideia de Michel Foucault sobre o fenômeno da biblioteca, o colecionismo e a presença de livros na galeria de arte.
leia mais
-
Coleccionismo de fotografía. El caso de la Colección Juan Antonio Fernández Rivero.
El presente trabajo intenta abordar la problemática específica del coleccionismo fotográfico, ver si plantea diferencias en relación al coleccionismo de otro tipo de producciones artísticas.
leia mais
-
Desenhar diariamente, arquivar, catalogar, colecionar: processos para dissecar ideias e traduzi-las em desenhos
Ferramentas de armazenamento e coleção podem auxiliar na organização do pensamento, servir como catálogo de referências e criar condições para que o artista possa elaborar ideias, executar e, por vezes, reformular seu trabalho.
leia mais
-
Síndrome de atlas: sobre a formação dos documentos de trabalho
O presente texto reúne observações acerca da formação dos documentos de trabalho a partir do meu processo em desenho, que parte de imagens fotográficas autorais ou apropriadas e que constituem uma coleção/arquivo de referências visuais e documentos.
leia mais
-
Anotações de viagem, Lisboa grafitada
O presente ensaio traz reflexões de uma paulistana sobre a cidade de Lisboa e seus arredores. As anotações tratam sobre a quebra de impressões/estereótipos e sobre o
sentimento de estranhamento/compartilhamento em duas grandes metrópoles.
leia mais
COLECIONISMOS, ACERVOS E TIPOLOGIAS
"Colecionar é uma espécie de desejo insaciável, um donjuanismo dos objetos em que cada novo achado desperta uma nova intumescência mental, e gera o prazer adicional da contagem, da enumeração. [...] A lista é em si uma coleção, uma coleção sublimada. Não é preciso possuir de fato as coisas. Conhecer já é ter (felizmente, para aqueles sem grandes meios). Já é uma reinvindicação à posse, um tipo de posse, pensar nelas desta forma, a forma de uma lista: que é valorizá-las, classificá-las, dizer que merecem ser lembradas ou desejadas".
- (Susan Sontag, 1992)
COLABORAÇÕES
- Argentina4%
- Minas Gerais4%
- Pernambuco4%
- Rio de Janeiro23%
- Rio Grande do Sul42%
- São Paulo23%
GALERIA ARTE CONTEXTO