• Tentativa de durar: de submergir e retornar

    Se quiséssemos juntar todos os instantes de uma vida, todas as fotos que foram tiradas em família e entre amigos, todas as trocas de afeto, as discussões, os lugares por onde passamos, os autores lidos, ou os não lidos, os filmes vistos, de quanto espaço precisaríamos?

    leia mais
  • Corps du Monde (Corpos do Mundo)– poética de Ana Kesselring

    Resenha da exposição Corps du Monde (“Corpos do Mundo”), da artista Ana Kesselring, realizada na galeria DConcept Escritorio de Arte (Alameda Lorena 1257 – G1/casa3, São Paulo). Período da exposição: 6 de maio a 7 de junho de 2015.

    leia mais
  • A coleção da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, acessível para fruição e pesquisa

    A partir do segundo semestre de 2013, o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com suporte da Pró-Reitoria de Extensão, intensificou os trabalhos de inventário do Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo...

    leia mais
  • Galeria Tina Zappoli: tudo junto e misturado

    Vai-se ao Museu d´Orsay, em Paris, consciente de que seu acervo contempla arte europeia, sobretudo francesa, do século XIX e início do XX; da mesma forma, vai-se ao MALBA, em Buenos Aires, esperando ver produção moderna e contemporânea da América Latina.

    leia mais
  • Sobre o destino dos objetos

    Momento privilegiado este em que as coisas ainda não se fizeram. Escrevo no gerúndio e parafraseio Benjamin: estou organizando uma exposição. Sim, estou. O conceito foi definido; as obras, escolhidas; a distribuição das peças já delineada.

    leia mais
  • Entrevista com Vitor Butkus: um artista que trabalha com arquivos

    Na presente entrevista o artista/pesquisador, Vitor Butkus, revela aspectos do seu processo de criação, discutindo pontos como o ato de apropriação presente nas obras, a relação afetiva que se estabelece entre ele e artistas/autores de referência...

    leia mais
  • Entrevista com Paulo Bruscky: um criador de circuitos informacionais

    A presente entrevista faz parte da pesquisa de mestrado de Paola Fabres, em andamento, que analisa a produção de periódicos de artistas no Brasil durante os anos 1970.

    leia mais
  • PEQUENA CARTA À ELIDA TESSLER

    Este texto tem como objetivo, a partir de um investimento verbal de epistolar, simular a dicção de uma carta que, aqui fictícia, finge uma dicção íntima, ​de uma persona única que escreve à artista gaúcha

    leia mais
  • “Sobre assuntos Desconhecidos, natureza dos milagres e possibilidades da percepção”.

    O texto que segue é resultado de um trabalho desenvolvido a partir da apropriação e reordenação de fragmentos de textos, servindo como pesquisa ou “camada” da poética do artista, que tem seu processo de trabalho derivado da ideia de Cut up.

    leia mais
  • Das coisas sem importância

    As coisas que mostramos são tão importantes quanto as que ocultamos ou perdemos? Pensar possíveis sentidos e alguma importância para uma coleção de coisas encontradas no banco de trás dos táxis é o que motiva classificações que não qualificam nem definem o mundo.

    leia mais
  • O COLECIONADOR

    Não tenho o hábito do acúmulo. A mim me bastam as calhas desgastadas, as contas vencidas e três ou quatro imagens de minha barriga de criança – a mim me basta o acúmulo do verme.

    leia mais
  • Kader Attia e a fantasia da biblioteca na galeria de arte

    O presente artigo analisa uma instalação do artista franco-argelino Kader Attia exibida em Londres, apontando relações com a ideia de Michel Foucault sobre o fenômeno da biblioteca, o colecionismo e a presença de livros na galeria de arte.

    leia mais
  • Coleccionismo de fotografía. El caso de la Colección Juan Antonio Fernández Rivero.

    El presente trabajo intenta abordar la problemática específica del coleccionismo fotográfico, ver si plantea diferencias en relación al coleccionismo de otro tipo de producciones artísticas.

    leia mais
  • Desenhar diariamente, arquivar, catalogar, colecionar: processos para dissecar ideias e traduzi-las em desenhos

    Ferramentas de armazenamento e coleção podem auxiliar na organização do pensamento, servir como catálogo de referências e criar condições para que o artista possa elaborar ideias, executar e, por vezes, reformular seu trabalho.

    leia mais
  • Síndrome de atlas: sobre a formação dos documentos de trabalho

    O presente texto reúne observações acerca da formação dos documentos de trabalho a partir do meu processo em desenho, que parte de imagens fotográficas autorais ou apropriadas e que constituem uma coleção/arquivo de referências visuais e documentos.

    leia mais
 

GALERIA ARTE CONTEXTO