Genealogias da arte é tema da 9ª edição da Arte ConTexto

O terceiro volume da revista Arte ConTexto foi finalizado com uma publicação dedicada à arte contemporânea e suas relações com a história da arte e artistas de outros momentos. A edição do mês de março contou com 22 textos publicados, entre artigos, textos curtos e texto-obra, além da participação de seis artistas na seção “Galeria”.

A revista nº 9 tem a participação da artista mexicana Elisa Lemus, que discute sobre seu trabalho sonoro Al Vacío, gravado no interior da Igreja de Santo Agostinho, na Cidade do México. Em seu relato, Elisa estabelece cruzamentos com outras produções artísticas, além de aproximar a atividade da tecelagem com procedimentos da reza e da meditação. A revista traz também um texto curto de André Leal, arquiteto e pesquisador, que comenta proposições artísticas interessadas na investigação e na representação dos usos variados do espaço público, bem como a reflexão sobre o ambiente urbano.

A revista Arte ConTexto tradicionalmente conta com a seção “Nossa Aposta”, apresentando um artista que começa a se destacar na cena contemporânea. O texto de Luísa Kiefer trata da produção de Samy Sfoggia, a qual se dedica à fotografia experimental. Segundo a autora, a obra de Samy pode provocar “uma discussão não apenas acerca da fotografia de hoje e sua relação com a história da arte, mas, ao mesmo tempo, colocar em debate o lugar e o papel da fotografia na contemporaneidade”.

Entre os artigos acadêmicos com temática livre, pode-se destacar o ensaio escrito por Isadora Mattiolli sobre a série fotográfica Glass Pieces / Life Slices da artista Iole de Freitas, e um estudo sobre os textos em crítica de arte de Raul Pompéia, elaborado por Samara Pelk. Além desses, também se sobressai o artigo "A estética do acaso em A Céu Aberto, de João Gilberto Noll" de Thales de Barros Teixeira, no qual é abordada a nova escrita ficcional proposta pro Noll.

Autores desta revista: Aline Porto Quites (SC), André Leal (RJ), Bárbara Dantas (ES), Carolina Vieira Filippini Curi (RJ), Catiuscia Bordin Dotto (RS), Diego Hasse (RS), Elisa Lemus Cano (Cidade do México), Giordano Schmitz Toldo (RS), Guilherme Zamboni Ferreira (RS), Gustavo Reginato (RS), Isadora Mattiolli (RS), Jandir Jr. (RJ), Jéssica Becker (RS), Luísa Kiefer (RS), Luiza Mader Paladino (SP), Paula Trusz Arruda (RS), Pedro Cupertino (RS), Pedro de Castro-Tedesco (RS), Rodrigo Arruda Proto Gonzalez (SP), Samara Müller Pelk (RS), Thales de Barros Teixeira (RJ), e Thiane Nunes (RS).

Capa  - Instalação de Lara Almarcegui, na exposição "Bauschutt Hauptraum Secession" (2010), Secession, Viena/Austria. Fonte: http://www.contemporaryartdaily.com/2010/09/lara-almarcegui-at-secession/.