Arte ConTexto comemora dois anos com edição recorde em conteúdos

A revista eletrônica Arte ConTexto lançou, na última sexta-feira, a sua sétima publicação. A iniciativa comemora dois anos com o maior número de conteúdos já publicados em uma única edição. Tendo como tema "Colecionismos, acervos e tipologias como prática intelectual e artística", o objetivo desse número foi discutir os diversos tipos de acervos, tanto institucionais como particulares, de modo a levantar as coleções de arte existentes no Brasil e fora dele. Ainda, o tema abrangeu o estudo de processos de acúmulos, apropriações e formação de coleções na poética de artistas. As colaborações para a revista vieram de pesquisadores e artistas de várias cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Buenos Aires/AR.

Talitha Motter, editora da Arte ConTexto, no texto “Tentativa de durar: de submergir e retornar” traz a aposta da revista nº7: o artista e pesquisador Vitor Butkus. A autora mergulha no trabalho de Butkus a partir de seus arquivos, percebendo os verbos “amar, morrer e criar” como forças atuantes no seu processo criativo.

Na edição nº7, ainda pode ser acessada uma entrevista com uma das figuras mais representativas na produção de publicações alternativas no período dos anos de 1970, o artista Paulo Brusky, realizada pela também editora da revista, Paola Fabres.

A Arte ConTexto também recebeu sua segunda contribuição da Argentina, com o artigo de Carla Bettino. "Coleccionismo de Fotografía. El caso de la colección Juan Antonio Fernández Rivero", Carla aborda a problemática específica do colecionismo fotográfico, enfocando a Coleção Juan Antonio Fernández Rivero.

Outra produção de destaque é o artigo "Kader Attia e a fantasia da biblioteca na galeria de arte" da mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London, Nathalia Lavigne. O texto analisa a instalação do artista franco-argelino, Kader Attia, exibida em Londres, apontando relações com a ideia de Michel Foucault sobre o fenômeno da biblioteca, o colecionismo e a presença de livros na galeria de arte.

Confira em: artcontexto.com.br